segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Hino Nacional

Nova lei sancionada pelo vice-presidente, passa a vigorar a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional brasileiro, em todos os colégios de Ensino Fundamental de todo país

Foi tramitado em algumas Assembleias Legislativas e Câmara do país projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade de executar uma vez por semana o Hino Nacional.Todos os estabelecimentos, tanto públicos como privados, devem executar o Hino Nacional, ficando á seus encargos o momento mais conveniente, para o momento cívico. Algumas escolas públicas, já o fazem. Muito mal! Visto que as crianças, não sabem a letra e cantam a música sem definir a melodia. Ficando um estrondoso disparate aos ouvidos. Para que a música e a letra entrem em sintonia, será preciso treino. O mesmo treino que necessita artistas, cantores e jogadores de futebol. Em especial os cantores! Para que a cerimônia ou o evento, não se transformem em uma tragédia grega. Como no caso da cantora Vanusa, que usou da mentira, e de formulas cansativas e repetitivas, como uso de remédios. Estratégias de armação boba, para fugir de seu deslize, por não saber a letra do Hino Nacional, sendo ela famosa. Acontece que todos podemos fazer bonito! Basta treinar a letra. Reconheço que o Hino Nacional tem palavras desconhecidas. Mas nada que um bom dicionário da nossa amada língua portuguesa, não possa resolver. É obrigação do povo brasileiro saber cantar o Hino Nacional. Não precisa habilidade alguma, somente decorar para aprender a letra. Que faça bem feito! É isso que se espera de um artista, que vai fazer uma apresentação. Alguns artistas já se propuseram a cantar o Hino Nacional e fizeram bonito em suas apresentações. Faço algumas citações - que me perdoem os esquecidos:
Alcione
Alexandre Pires
Daniela Mercury
Elza Soares
Fafá de Belém
Gal Costa
Margareth Menezes
Sandy
E o maravilhoso Zezé de Camargo, que cantou lindamente o Hino Nacional, para a Formula1 e encantou com seu jeito especial de ser.
Que todas as escolas, antes de sancionar a lei presidencial 5700/71, que prevê a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional, em todo território Nacional, treine as crianças e os professores, para que a letra e a música fiquem em harmoniosa sinfonia. Evitando assim que outras Vanusas, Patrícias, Sheilas, Valerias, Sônias e Marias, cantem a canção descompassadas, cometendo gafes desnecessárias, causando mal estar a todos. Deixando autores desavisados, em profundo disparate. E numa berlinda sem fim.

HINO NACIONAL
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.

SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.

GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!

DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PATRIA AMADA,
BRASIL!

DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINAVA O SOL DO NOVO MUNDO!

DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,
""NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.

MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!

DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

Vocabulário (Glossário) Plácidas: calmas, tranqüilas Ipiranga: Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 Brado: Grito Retumbante: som que se espalha com barulho Fúlgido: que brilha, cintilante Penhor: garantia Idolatrada: Cultuada, amada Vívido: intensoFormoso: lindo, belo Límpido: puro, que não está poluído Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul Resplandece: que brilha, iluminada Impávido: corajoso Colosso: grandeEspelha: reflete Gentil: Generoso, acolhedor Fulguras: Brilhas, desponta com importância Florão: flor de ouro Garrida: Florida, enfeitada com flores Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo Lábaro: bandeira Ostentas: Mostras com orgulho Flâmula: Bandeira Clava: arma primitiva de guerra, tacape

Nenhum comentário: