sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ser professor nos dias de hoje!!!

A realidade da escola pública
Tudo que sempre quis, era fazer uma faculdade me formar para ser uma grande professora. Logo que essa realidade entrou em minha vida, fui dar aula de eventual numa escola estadual perto de casa, ai! Meu mundo desmoronou. Quer saber porque? Porque as crianças são indisciplinadas! Porque? Não levam a escola a sério. Porque? Elas não têm limites! Porque? Para elas não existem cobranças! Porque? Na escola qualquer coisa é melhor do que fazer textos e leitura. E as brincadeiras em momentos impróprios vêm sempre em primeiro lugar. De quem é a culpa? Julgo que seja um circulo vicioso de regras e normas arcaicas e uns processos ultrapassados, que faz a instituição que aparentemente atende crianças, seja de má qualidade. Uma Instituição falida em seu modo de administrar de elaborar estratégias e ensinar e educar crianças. A escola tomou conta do particular das famílias e abril mãos dos bons modos e costumes tradicionais. Não estou dizendo com isso que as crianças devam ficar de castigo atrás da porta, ou apanhar de palmatória, não quero uma sala de aula com robôs enfileirados. Quero crianças! Crianças, pensantes! Quero falar com elas! Conversar com elas! Ser ouvida por elas! E ouvi-las. E acima de tudo ensiná-las na proposta pedagógica adequada a série da qual ela faz parte. Não acredito que alguém aceite que crianças da quarta série, não possa copiar texto da lousa, dizendo que elas não são copistas, mas aceitam que estas mesmas crianças cheguem na oitava série sem saber ler e escrever, verdadeiros analfabetos funcionais. As crianças brasileiras de famílias pobres, não têm consciência política. E pelo jeito ficará assim, por muitas gerações. Porque, a ideologia de uma determinada sociedade, tem interesse pré-prefixados que assegura coesão do individuo com aceitação de tarefas sem crítica. Assim acontece a desigualdade social. Por causa da indisciplina as crianças não têm acesso a informações, fazem menos leitura de livros e jornais e outros meios de comunicações. Sendo assim na vida adulta serão condicionados a trabalhar para alguém. Diferente da criança rica, que tem acesso a informações desde cedo compreendendo sua posição na sociedade. Sei que sai um pouco do contexto ao qual eu tinha pensado ao escrever este texto. Mas uma coisa ficou muito clara para mim, e que a desigualdade social não é feita pelo acaso, mas sim por relações abrangentes da vida social. E não é por acaso que estas crianças, nunca irão exercer papel ativo na sociedade. A finalidade desta educação é o desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (LDB artigo 2º). E é por isso que a educação é um processo social, mas esta realidade está bem longe de ser vivenciada na escola para uma boa formação.

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